top of page

#ExperienciaCentroAsia - Colheita de Bambu, degustação e arte

Atualizado: 21 de jan. de 2022

Para testemunhar o vento soprando entre os bambuzais, para mergulhar na serenidade e no frescor de um mar de canas verdes, não é preciso viajar até o bosque de Arashiyama, no Japão, ou à floresta de Shunan, na China.


Um dos mais belos bambuzais do Brasil está bem perto, em uma fazenda de 300 mil metros quadrados situada a 30 km de Curitiba. E é para lá que nós vamos, em uma fantástica jornada cultural promovida pelo Centro Ásia!


Vamos passear, observar, aprender, comer e, principalmente, nos deliciar com um mergulho no bosque de bambus... como poetas da dinastia Tang!


INSCREVA-SE! Diversas datas- confira em


A Fazenda

Localizada em Campina Grande do Sul junto à Serra do Mar, a Fazenda do Bambu é uma propriedade privada dedicada ao cultivo desta incrível espécie vegetal. Ela é composta por bosques de bambu cuidadosamente manejados, que geram a base de uma série de produtos, de materiais construtivos sustentáveis a delícias da culinária oriental.


A culinária, aliás, é um dos motes da nossa jornada cultural: aproveitando a estação, faremos o corte de brotos de bambu! Com informações e apoio técnico, os participantes vão selecionar, extrair e aprender a processar o broto de bambu para consumo. As informações serão transmitidas por especialistas no assunto!


Ao final da experiência, você poderá levar os brotos que colheu ou que escolheu (1 kilo) e irá receber uma aula rápida a respeito de como processar o broto de bambu para consumo.


Além disso, teremos uma degustação de bolinhos chineses no vapor recheados de brotos de bambu e repolho, juntamente com um copo gelado de cerveja de bambu ou chá verde com folhas de bambu. Delícias que vêm do próprio bosque!


Por fim, o participante recebe um ebook com algumas receitas de bambu e sugestões de preparo, inclusive a do bolinho chinês que é servido na degustação e a do chá.


Ah! E para entender a importância do bambu nas culturas do Extremo Oriente - tudo isso começa com uma conversa online sobre os simbolismos do bambu na arte, mitologia e no folclore oriental com os professores Rodrigo Wolff Apolloni e Lina Saheki.

 

A DEGUSTAÇÃO - degustação de bolinhos chineses no vapor recheados de brotos de bambu e repolho, juntamente com um copo gelado de cerveja de bambu ou chá verde com folhas de bambu. e a embalagem de bambu então? Sustentável e que vai ficar com você, para servir seus próprios pratos.


 

A EXPERIÊNCIA! - Localizado a 30km de Curitiba, em Campina Grande do Sul, na Estrada do Japonês - antiga colônia japonesa, encontramos um bosque de bambu belíssimo.


MAIS SOBRE O LUGAR


 

O BAMBU NA ARTE ORIENTAL


Além da degustação e da visita ao bambuzal e da colheita, teremos também uma aula sobre a importância do simbolismo do bambuzal na arte japonesa e chinesa e no folclore dessas duas culturas.

A palestra será online e ministrada pelos professores Lina Saheki - diretora do Centro Ásia e ministrante do minicurso 'A arte de ver a arte asiática' e Rodrigo Wolff Apolloni - professor de Tai Chi Chuan, mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP e doutor em Sociologia pela UFPR.

Título: Bambu nas Quatro Estações

Artista: Atribuído a Tosa Mitsunobu (japonês, ativo entre 1462-1525)


Imagem: animação do Studio Ghibli - O conto da Princesa Kaguya. Narrativa inspirada no conto folclórico O Cortador de Bambu, que remete ao século X e é conhecida como a mais antiga narrativa em prosa do Japão, cujo manuscrito mais antigo data de 1592.

548 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page