top of page

Experiência Centro Ásia - Raku: Estética Japonesa

Atualizado: 15 de abr. de 2022


Estamos lançando um novo projeto - o #ExperienciaCentroAsia.

Concebemos o Experiência Centro Ásia como um momento de vivência cultural.


Uma vivência cultural especial, integrada à natureza em um dos biomas mais incríveis do mundo: a Mata Atlântica, mais exatamente próximo à Serra da Graciosa, no Paraná.

A ideia do Experiência Centro Ásia é oferecer um dia que será lembrado com muito carinho por todos os participantes. E que dia será esse? Será o dia de "Raku e a Estética Japonesa".



O QUE É CERÂMICA RAKU?

Raku (楽) em japonês quer dizer “conforto”, “fácil” ou “divertimento”. E seu nome, quando atrelado à cerâmica - faz referência a uma técnica japonesa de queima cerâmica utilizada inicialmente nas peças da cerimônia do chá.


Segundo a tradição - no sec. XVI, Sen no Rikyū, mestre de chá japonês, estava envolvido na construção do Jurakudai (palácio em Quioto, construído por Toyotomi Hideyoshi 1537–1598). Durante a construção do palácio, Rikyū acabou incumbindo um artesão que fazia os azulejos, chamado Chōjirō, a produzir peças de cerâmica para a cerimônia do chá que contivessem sua idealização de austeridade, não explícito e de simplicidade. A partir dessa parceria, desse encontro, teria nascido a cerâmica RAKU.


 
INSCREVA-SE!

Para se inscrever - acesse o link:


ATENÇÃO: APENAS 12 VAGAS - E o Ateliê e o Café será reservado o DIA TODO para uso EXCLUSIVO DOS PARTICIPANTES.


 


A QUEIMA RAKU em cada um dos processos de interação com os 5 elementos.


Técnica do Raku – Resultado inusitado


Na técnica de Raku, muito embora tenhamos algum controle sobre as cores, os traços e efeitos, sempre é uma grande surpresa o resultado final da queima - pois a forma de interação do esmalte com a cerâmica, o processo de queima em alta temperatura, o esfumaçamento com a madeira, o choque térmico conferido pela água fria - tudo isso gera efeitos inesperados e surpreendentes a cada passo.


 

COMO VAI SER A EXPERIÊNCIA?

A experiência começa um pouco antes do próprio encontro, quando disponibilizaremos uma palestra gravada com o pesquisador de Cerimônia do Chá, Vinícius Monfernatti. Nessa palestra o professor conosco sobre a Cerâmica Raku e a estética Wabi Sabi e a sua origem intimamente atrelada a essa arte - em um encontro online de 50 minutos.


No dia combinado, nos encontraremos às 9h no Ateliê do Ceramista Narciso, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. O ceramista, um engenheiro químico com grande conhecimento e vivência da cerâmica, estará nos aguardando - já tendo preparado e separado previamente algumas peças para iniciarmos o processo de esmaltação e queima RAKU.


Cada participante poderá escolher duas peças, que, então, serão esmaltadas e queimadas - com a assistência do próprio Narciso. Ao final da experiência, cada participante levará as suas peças para casa.


O processo de esmaltação e queima demora de duas horas a duas horas e meia. No intervalo de queima, de cerca de uma hora, os participantes poderão passear pela propriedade, usufruindo do córrego (o famoso rio Graciosa), do tanque de água, da trilha de hortênsias e da linda vista do morro do Anhangava e imediações. Ou, simplesmente, descansar na varanda contemplando a vista ou as cerâmicas do Ateliê.


Perto do meio-dia, a culinarista Beatriz, proprietária do Terra Brasil Café e esposa de Narciso, servirá o almoço ESPECIALMENTE PREPARADO para o grupo - isso tudo, considerando as restrições alimentares de cada um, com uma alimentação fresca, com produtos orgânicos. Para sentir o afeto a cada bocada: uma festa para o paladar, para os olhos e para A ALMA.


Às 13h30, retornamos ao ateliê para mais uma esmaltação e queima – agora, em COBRE - e presenciaremos como os CINCO ELEMENTOS: Terra, Fogo, Madeira, Água e Metal interagem em perfeita harmonia para conceber uma peça única de cerâmica - a sua peça.

Mais do que a peça de cerâmica, presenciar a ALQUIMIA, a magia acontecendo e transmutando a peça a cada processo - é um verdadeiro deleite para o espírito.


Perto das 16h encerraremos o último processo de queima e terminaremos o dia com uma mesa cheia de pães, geléias e quitutes deliciosos.


Esse dia, enfim, foi concebido para celebrar a verdadeira tradução de RAKU - Alegria, felicidade e contentamento. Gostou da ideia? Então, participe! As vagas são super limitadas!



 
COMO SE INSCREVER?

Para se inscrever - acesse o link:


ATENÇÃO: APENAS 12 VAGAS - E o Ateliê e o Café será reservado o DIA TODO para uso EXCLUSIVO DOS PARTICIPANTES.


 

DURAÇÃO? das 09h às 17h.

ONDE? TERRA BRASIL CAFÉ - Av. Dom Pedro II, 6609 - Bairro Campininha, Quatro Barras - PR, 83420-000 (aproximadamente 30km de Curitiba)

VALORES?
O investimento total da EXPERIÊNCIA - RAKU: A ESTÉTICA DOS 5 ELEMENTOS é de R$350.

O QUE ESTÁ INCLUSO NO VALOR:

1 - DUAS peças cerâmicas escolhidas e esmaltadas por você durante a vivência. (Valor de mercado aproximado de 60-80 reais cada peça de cerâmica artesanal).
2 - Palestra GRAVADA com o pesquisador de cerimônia do chá - Vinícius Monfernatti sobre o RAKU e a estética wabi sabi.
3 - Uso exclusivo para os 12 participantes do espaço do Ateliê e do Terra Brasil Café durante o dia todo. Os participantes poderão usufruir de toda a natureza que cerca a propriedade - seja para descansar, contemplar a vista ou fazer uma pequena trilha.
4 - Vivência da esmaltação com a técnica RAKU com esmaltes diferentes em dois momentos - um pela manhã e outro logo após o almoço sob a orientação do ceramista e engenheiro químico NARCISO.
5 - Almoço com produtos orgânicos e frescos, feitos especialmente para o grupo, respeitando as restrições alimentares.
6 - MESA DE CAFÉ E CHÁ com pães, doces, geléias e quitutes caseiros - feito pelas mãos da querida culinarista Beatriz, proprietária do Terra Brasil Café e esposa do Ceramista Gilberto Narciso.
7 - Água e chá à vontade durante o dia todo.

OBS.: O transporte até o local não está incluso, mas montaremos um grupo no whatsapp para incentivar a carona solidária - (RECOMENDAMOS a contribuição de 25 a 30 reais como ajuda de custo para o caroneiro).


 

Veja algumas fotos tiradas no local durante a concepção da primeira EXPERIÊNCIA CENTRO ÁSIA.




O LUGAR



 


A COMIDA - ALIMENTO PARA A ALMA

INCLUSO:

ALMOÇO com alimentos frescos e orgânicos e CAFÉ COLONIAL

ÁGUA, CHÁ E CAFÉ DURANTE O DIA TODO




 



Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page