top of page

6 curiosidades sobre o Hokusai e a grande Onda

 

1 - Você sabia que a obra prima do Hokusai "A grande Onda de Kanagawa" NÃO foi a única composição "Onda & Montanha" feita pelo grande mestre do ukiyo-e? Podemos encontrar diversas gravuras com esse motivo ao longo de sua carreira.


 

2 - Aliás, uma das últimas composições com esse motivo é a que podemos encontrar na série "Cem vistas do monte Fuji", que é POSTERIOR à "Grande Onda de Kanagawa", e, na nossa humilde opinião, uma das mais poéticas. A obra original é em preto/branco/cinza, mas colocamos aqui uma versão colorida da mesma. Perceba como a espuma da onda se descola da água, tomando a forma de pássaros que a circundam.




 

3 - A gravura "A grade onda de Kanagawa" é, segundo Angus Lockyer, professor de História Japonesa da Universidade de SOAS (Londres), a obra mais reproduzida no mundo, seja em estampas de camisetas, canecas, tatuagens, e até em emoji.





 

4 - Na gravura "A grande Onda de Kanagawa" - destaca-se no trabalho as duas grandes massas que ocupam o espaço visual. Uma vez destacadas e reduzidas, elas formam duas formas simétricas entrelaçadas que se complementam, recordando o símbolo taoísta do Yin e Yang.


 

5 - A contraposição das forças homem e natureza diante de um Fuji impassível e eterno destaca a efemeridade de nossas lutas diárias, evocando a impermanência de todas as coisas, um valor muito caro ao budismo.


 

6 - Existe, simbolicamente, outra gravura do volume II da série "Cem vistas do monte Fuji" que pode ser considerada uma composição do Hokusai com o motivo "Montanha & Onda". Nessa gravura, chamada "Fuji do dragão ascendente"/ "登龍の不二/touryunofuji" - o dragão está envolto em formas circulares e parece escalar o Fuji. Sendo o dragão uma divindade relacionada à água, podemos interpretar como outra imagem de uma grande onda de água encarando o Fuji.

 

Quer saber mais sobre o universo representado nas gravuras? Então, partícipe do minicurso DESVENDANDO A GRAVURA JAPONESA: HOUKUSAI E A ONDA. - que começa nessa semana.


Nele, vamos analisar as imagens do segundo volume da série "As cem vistas do monte Fuji", com direito a uma "escapada exploratória" à "Grande onda de Kanagawa”, pertencente à série das 36 vistas produzida alguns anos antes. Acesse www.centroasia.com.br/eventos-1🗻

Inscreva-se aqui para saber mais sobre o universo representado nas gravuras japonesas.





706 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page