YOKAI E SUAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NO JAPÃO: DO UKIYO-E AO MANGÁ
sex., 15 de set.
|YOKAI E ARTE - 3 ENCONTROS
Vamos conhecer um pouco desses seres que transitam nas fronteiras entre imaginário e real e refletir sobre suas origens e lugar na cultura japonesa, através dos caminhos percorridos por suas imagens artísticas, desde o ukiyo-e até o mangá.
Horário e local
15 de set. de 2023, 19:00 – 29 de set. de 2023, 19:00
YOKAI E ARTE - 3 ENCONTROS
Guests
Sobre o evento
YOKAI E SUAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NO JAPÃO: DO UKIYO-E AO MANGÁ
Enigmáticos, ilusivos, assustadores, mas também divertidos e cativantes, essas manifestações do sobrenatural, os yōkai, aparecem nos registros escritos do Japão já no século VIII. É só mais tarde, no entanto, que eles irão ganhar forma para verem surgir suas primeiras representações pictóricas em diversos suportes materiais.
Nessas três aulas, vamos poder conhecer um pouco desses seres que transitam nas fronteiras entre imaginário e real e refletir sobre suas origens e lugar na cultura japonesa, através dos caminhos percorridos por suas imagens artísticas, desde o ukiyo-e até o mangá.
_____________________________________________________________________________________
PROGRAMA
AULA 1
Neste encontro, o antropólogo Komatsu Kazuhiko (1947-) irá nos guiar por entre os yōkai, discorrendo a respeito de sua origem e definição, bem como sobre o que os torna exclusivos do Japão. Através de narrativas populares e cotidianas, veremos alguns dos aspectos que os constituem, seus comportamentos, suas metamorfoses e nomenclaturas diversas através dos tempos. Testemunharemos também o momento em que eles deixam seu estatuto de imagens mentais para adquirir corporeidade na forma de imagens visuais, iniciando, assim, nossa jornada pelos yōkai na arte.
AULA 2
A Era Edo (1603-1868), período de relativa paz no Japão, viu florescer as mais diversas artes e também o interesse pelo sobrenatural. Percorreremos algumas das manifestações populares e também artísticas de yōkai, com ênfase no ukyio-e, conhecendo um pouco das histórias ao seu redor.
AULA 3
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão assistiu ao nascimento das histórias em quadrinhos, veiculadas a princípio no formato de mangás de aluguel, os kashi-hon, para depois virem a ser comercializadas. Vamos conhecer o artista de mangá Shigeru Mizuki, falar sobre sua obra e entender seu papel fundamental na inserção dos yōkai nessa mídia que continua atual.
_______________________________________________________
QUEM? Maria Ivette Job - Psicóloga pela PUC-SP, com mestrado em Cultura Japonesa na FFLCH-USP e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP. Atua profissionalmente como psicoterapeuta e pesquisa imagem, tendo como referenciais a Psicanálise e o pensamento de Aby Warburg.
QUANDO? 15, 22 e 29 de SETEMBRO das 19h às 21h. (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 7 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).
QUANTO? R$180 pelos três encontros + apostila em formato ebook + certificado
COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).
CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.