sex., 01 de abr.
|2 encontros online
Palestra concerto SHAKUHACHI: O SOM DO VAZIO
Rafael Fuchigami é doutor em música pela Universidade de Música de Tóquio e player de Shakuhachi da Nihon Ongaku Shudan (a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão). Além do conteúdo teórico da palestra, o professor tocará peças com shakuhachi e outras flautas raras japonesas.
Horário e local
01 de abr. de 2022, 19:00 – 08 de abr. de 2022, 19:00
2 encontros online
Guests
Sobre o evento
Você pode até não saber, mas, se já assistiu a filmes de samurais ou assumiu um papel em um jogo ambientado no Japão feudal, com certeza já ouviu o instrumento. E se arrepiou.
O shakuhachi é uma ancestral flauta japonesa usada por um grupo de monges zen budistas muito peculiares, os Komuso, e também por guerreiros errantes, samurais e atores de kabuki.
Uma sequência de sons digna dos deuses. Capaz de calar fundo, mesmo sendo, aparentemente, tão simples.
Sobre a palestra:
De instrumento musical da aristocracria a ferramenta religiosa; tocado por monges, samurais e populares, o shakuhachi, cuja história remonta a séculos de existência dentro do Japão encontra atualmente seguidores em todo o mundo. Fabricado a partir do bambu madake, o shakuhachi é um documento histórico vivo por meio do qual podemos conhecer melhor a trajetória, identidade e coração do povo japonês. Nesta palestra viajaremos pelo mágico mundo do shakuhachi, abordando aspectos históricos e culturais do instrumento.
Em sua palestra-concerto exclusiva para o Centro Ásia, Rafael vai tocar muito – de peças da religiosidade japonesa ao chorinho brasileiro – e trazer muitas informações sobre o shakuhachi. Você vai ter oportunidade, ainda, de conhecer e ouvir duas flautas medievais japonesas: Tenpuku e Hitoyogiri
Oportunidade única de conhecer e apreciar instrumentos folclóricos e históricos que dificilmente teríamos acesso. E tudo isso com um dos MAIORES PLAYERS de Shakuhachi do mundo. Doutor e Pesquisador pela Universidade de Música de Tóquio e player de Shakuhachi na Nihon Ongaku Shudan (a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão).
O curso acompanha ebook e playlist exclusiva com o músico Rafael Fuchigami que ficará disponível para os participantes depois dos encontros.
OBJETIVO: O Objetivo do curso é ampliar nossa cultura musical, tornando acessível o conhecimento e a apreciação de Instrumentos musicais que seriam de difícil acesso. Além disso, acreditamos que aprender a apreciar elementos culturais diferentes do nosso repertório nos ajuda a ampliar nossa própria percepção da beleza.
...............................................................................
Sobre o palestrante: Rafael Hiroshi Fuchigami
Doutor (PhD) em Música pela Universidade de Música de Tokyo e Pesquisador no Instituto de Etnomusicologia da mesma universidade. Recebeu orientações de shakuhachi dos professores Kaoru Kakizakai e Kuniyoshi Sugawara. Músico tocador de shakuhachi profissional, membro da Pro Musica Nipponia (Nihon Ongaku Shudan). Professor licenciado (Shihan) pelo The International Shakuhachi Kenshu-kan. Membro da JSPN (Japan Shakuhachi Professional-player Network).
Bacharel em Música (Flauta Transversal) e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, como bolsista da FAPESP. O tema de sua dissertação de mestrado foi "Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil". Em 2013, Fuchigami atuou como solista na estreia mundial da obra "Musashi - Poema Sinfônico para Shakuhachi e Orquestra”, com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP. No mesmo ano, estudou shakuhachi por 6 meses no Japão no The International Shakuhachi Kenshu-kan (KSK) e no Sugawara Hogaku Kenkyushitsu, com financiamento da FAPESP.
A partir de 2015, Fuchigami realiza seus estudos e pesquisa em Tokyo como Bolsista da Nippon Foundation por um período de 5 anos. Em 2016 ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Música de Tokyo, onde desenvolveu a pesquisa de Doutorado "A construção de japonesidades no processo de aprendizado do shakuhachi no Brasil". Em 2018 foi aprovado na audição da Nihon Ongaku Shudan (a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão) e se tornou membro oficial do grupo. Em 2019 recebe o título de Shihan (professor) de Shakuhachi pelo KSK.
Realizou concerto de shakuhachi no Brasil, Argentina e Japão (Tokyo, Kagoshima, Kumamoto, Hokkaido, Hamamatsu, Mie, Nagano, etc.). Em seu repertório constam peças antigas (Koten Honkyoku), Música de Câmara Tradicional (Sokyoku e Jiuta), Música Moderna Japonesa, Música Contemporânea Japonesa, bem como música clássica, temas de filmes e animês e música brasileira.Tem como objetivo pessoal a preservação da cultura tradicional dos seus antepassados e a difusão do shakuhachi para o maior número de pessoas.
• • •
QUANDO? Dia 01/04 e 08/04 das 19 às 20h40 (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 7 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).
QUANTO? R$85 pelas palestras/concertos+ebook+ playlist exclusiva+certificado digital
COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).
CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.