top of page

qui., 15 de set.

|

Oficina de haikai em dois encontros

Oficina de Haicai com Álvaro Posselt

O haicai é um poema de origem japonesa. Ganhou ressignificação a partir do século XVII, quando o poeta Matsuo Bashô (1644/1694) tomou-o como uma prática espiritual, uma filosofia de vida.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
Oficina de Haicai com Álvaro Posselt
Oficina de Haicai com Álvaro Posselt

Horário e local

15 de set. de 2022, 19:00 – 22 de set. de 2022, 19:00

Oficina de haikai em dois encontros

Guests

Sobre o evento

"Tenho o prazer imenso de oferecer essa oficina de haicai com o meu haicaísta contemporâneo preferido  - Álvaro Posselt. Os poemas do Álvaro conseguem me transportar para o local e o instante da criação do poema, consigo quase visualizar as imagens ou os sons por ele evocados. Para mim, essa leveza e graça são qualidades raras, tão presos que estamos hoje às formas e academicismos - o Álvaro é uma brisa fresca, é o ronronar brincalhão do gato que rola na nossa perna".  - Lina Saheki, diretora do Centro Ásia

____________________________

EMENTA

O haicai é um poema de origem japonesa. Ganhou ressignificação a partir do século XVII, quando o poeta Matsuo Bashô (1644/1694) tomou-o como uma prática espiritual, uma filosofia de vida. Ele fez muitos discípulos e se tornou o representante máximo do haicai, além de ser um dois maiores poetas do Japão.

De lá para cá, muitos mestres surgiram, como Yosa Buson e Kobayashi Issa. O haicai abriu fronteiras pelo mundo. Chegou ao Brasil com a imigração em 1908. Muitos adeptos aqui surgiram, como Guilherme de Almeida, Millôr Fernandes. Outros literatos também experimentaram o gênero, como Mário de Andrade, Drummond e Quintana.

No Paraná, Helena Kolody se tornou a primeira mulher no Brasil a publicar um livro com haicais, em 1941. Paulo Leminski e Alice Ruiz também são representantes do gênero.

Atualmente, fora do Japão, o Brasil é o lugar no mundo onde mais se pratica haicai, o menor poema do mundo..

Alguns haicais publicados do Álvaro Posselt:

Um som vespertino

Cautela! O grilo duela

com seu violino

• • •

Curitiba não nos poupa

Ontem tomei sorvete

Hoje tomo sopa

• • •

Um ipê na esquina

A pétala cai do pé

feito bailarina

• • •

Um vulto no muro

Não fuja! Pia a coruja

e some no escuro

• • •

Estou ficando calvo O tempo acertou o Alvaro no alvo.

• • •

A chuva na calha

Escravo do sono eu travo

a mesma batalha

• • •

Vento de inverno –

Na superfície do lago

todo o céu se move

Metodologia

A oficina tem como objetivo:

* apresentar as características do haicai em sua forma e conteúdo, 

* estilos praticados no Brasil,

* apresentar mestres japoneses e brasileiros; 

* analisar haicais de diversos autores; 

* incentivar a produção de haicai dos participantes.

Duração

A oficina terá duração de 4 horas, divididas em dois encontros de 2 horas cada; no primeiro será apresentada a parte teórica e no segundo a prática. Entre os encontros, os participantes poderão produzir seus haicais para serem compartilhados (a critério do participante) no segundo encontro.

Minibiografia

Alvaro Posselt é poeta curitibano. Tem nove livros publicados, todos de haicai. De forma voluntária, faz oficinas de haicai em escolas públicas. Seus poemas aparecem pela cidade em vitrais instalados pela ACGB (Associação dos condomínios garantidos do Brasil). Transformou sua casa em espaço cultural, a Casa Posselt. 

Para conhecer mais do poeta Álvaro Posselt, leia a entrevista dele - https://comoeuescrevo.com/alvaro-posselt/

Custo: 

PACOTE 1 - 90 REAIS -  OS DOIS ENCONTROS ONLINE

PACOTE 2 - 130 REAIS - DOIS ENCONTROS E UM LIVRO DE HAIKAI + FRETE 

PACOTE 3 - 155 - DOIS ENCONTROS E 2 LIVROS DE HAIKAI + FRETE

Você pode escolher na hora da INSCRIÇÃO os livros entre essas opções: As ilustrações também são primorosas!

https://editorainsight.com.br/autor/alvaro-posset/

NA SOPA DO SAPO

O livro apresenta haicais com temática sobre insetos em geral e tem como proposta despertar no leitor a imaginação e voltar o seu interesse para elementos da natureza, destacando simples situações que ocorrem ao seu redor e que muitas vezes passam despercebidas: o canto do grilo, o brilho do vaga-lume, o voo da libélula ou uma cena lúdica e inusitada provocada por uma barata ou um pernilongo. O livro também traz um jogo das 7 diferenças e instruções para fazer um origami do sapo que pula! Ilustrações de Eve Ferretti, Editora Insight, 2016. 

ENTRE MIADOS E RONRONOS

Sequência do Entre arranhões e lambidas, o livro apresenta haicais apenas sobre gatos, os haigatos. De forma humorada, os poemas relevam na observação do autor o comportamento dos felinos no dia a dia, seus hábitos, manias e temperamento. Além dos haicais, o livro traz ilustrações que brincam com a imaginação do leitor. Uma delas é um jogo das sete diferenças. Ilustrações de Rogério Borges, Editora Insight, 2020.

TÃO BREVE QUANTO O AGORA

Livro de estreia do autor, o trabalho apresenta haicais em sua maioria de humor. Um deles ficou bem conhecido dos curitibanos através das redes sociais: Curitiba não nos poupa/Ontem tomei sorvete/Hoje tomo sopa. Ilustrações de Luíza Maciel Nogueira, Blanche Editora, 2012.

KAKI

Neste livro, o autor transita entre as correntes do haicai praticado no Brasil: tradicional, guilhermino, livre e humor. O caqui é uma fruta que veio do Japão, assim como o haicai, e com esse trabalho o poeta presta sua homenagem à colônia japonesa. Ilustrações de Edson Takeuchi, Blanche Editora, 2015.

VIAGEM PELO JARDIM

É possível fazer uma viagem pelo jardim? Para o autor, sim, todos os dias. O livro apresenta haicais capturados em seu próprio jardim. Um sapo que quer entrar na casa, uma alma-de-gato que aparece, o aroma das flores, o vento, a chuva. Tudo vira haicai, o que torna essa viagem um passeio inusitado. Ilustrações de Verônica Fukuda, Editora Insight, 2019.

BICHINHOS DE ESTIMA SÃO

Quando se fala em bichinho de estimação, logo vêm à mente cães e gatos, mas você sabe o que quer dizer a palavra estimação? Este livro traz haicais sobre bichinhos de estima, desde os mais populares até os mais incomuns, afinal, assim como a gente, todos fazem parte da natureza, e isso merece a nossa estima! Ilustrações de Verônica Fukuda, Editora Insight, 2018.

Compartilhe este evento

bottom of page