JAPÃO SOB A LENTE DO OCIDENTE: As Yokohama shashin e a visualização do Japão a partir de 3 olhares estrangeiros
seg., 06 de nov.
|4 encontros + ebook
Nas últimas décadas do século XIX, o que denominamos comumente de “Ocidente” interpretou o Japão através de um caleidoscópio. Produto desses olhares sobre o “outro” asiático podem ser notados em imagens (iconografia e fotografia) e nos discursos positivos e outros nem tanto, acerca do Japão.


Horário e local
06 de nov. de 2023, 19:00 – 27 de nov. de 2023, 19:00
4 encontros + ebook
Guests
Sobre o evento
Nas últimas décadas do século XIX, o que denominamos comumente de “Ocidente” interpretou o Japão através de um caleidoscópio no qual se fundiam o encanto da recriação literária, a admiração estética do Japonismo e olhares cheios de surpresa, admiração e temor acerca do vertiginoso processo de modernização japonês. Produto material desses olhares sobre o “outro” asiático podem ser notados em imagens (iconografia e fotografia) e nos discursos positivos e outros nem tanto, acerca do Japão e dos seus “pequenos habitantes”.
Neste contexto histórico de rápidas transformações (1860-1890), a literatura de viagem e a fotografia irão se justapor, e às vezes se fundir, alimentando o ávido imaginário europeu pelo diferente, misterioso e “exótico” Japão.
Foi a partir dos retratos de Yokohama (jap.Yokohama shashin), fotografias e séries fotográficas temáticas encadernadas em belos álbuns, produzidos pelos pioneiros estúdios estrangeiros na crescente cidade portuária homônima e da literatura de viagem, produzida por escritores viajantes…