top of page

sex., 12 de mai.

|

4 ENCONTROS - palestra-concerto

História da Música Tradicional Japonesa

Rafael Fuchigami, doutor em música pela Universidade de Música de Tóquio e Pesquisador e Administrador do Instituto de Etnomusicologia da mesma instituição. Além do conteúdo teórico, haverá apresentações ao vivo de shakuhachi e participação de Mary Nishimura tocando shamisen e cantando Min'yo

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
História da Música  Tradicional Japonesa
História da Música  Tradicional Japonesa

Horário e local

12 de mai. de 2023, 19:30 – 02 de jun. de 2023, 19:30

4 ENCONTROS - palestra-concerto

Guests

Sobre o evento

Rafael Fuchigami, doutor em música pela Universidade de Música de Tóquio, atualmente é Pesquisador e Administrador do Instituto de Etnomusicologia da mesma instituição, além de player de Shakuhachi da Nihon Ongaku Shudan (a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão). Além do conteúdo teórico da palestra, haverá apresentações ao vivo de shakuhachi, e participação de Mary Nishimura tocando shamisen e cantando min'yo

OBJETIVO: O Objetivo do curso é ampliar nossa cultura musical, tornando acessível o conhecimento e a apreciação de Instrumentos musicais que seriam de difícil acesso.  Além disso,  acreditamos que aprender a apreciar elementos culturais diferentes do nosso repertório nos ajuda a ampliar nossa própria percepção da beleza.

_________________________________________

EMENTA

História da Música Japonesa

Aula 01 ~ Idade Antiga: da música primitiva do Japão até a introdução do Gagaku

・Introdução: panorama geral do curso

・Instrumentos e artefatos arqueológicos dos períodos Jomon, Kofun, Yayoi e Asuka (tsuchibue, ichigenkin, dōtaku, etc.)

・Período Nara: importação da cultura do continente asiático

・Introdução e desenvolvimento do Gagaku (música e dança)

・Música Budista Shōmyo

・Cerimônia de Abertura dos Olhos do Grande Buda de Nara

Aula 02 ~ Idade Média e Idade Moderna

・Dengaku e sarugaku

・Música da Biwa: dos monges tocadores de Biwa (Biwa-hōshi) e do desenvolvimento da Heike-biwa, Satsuma-biwa e Chikuzen-biwa até November Steps.

・Teatro Noh

・Período de Guerras Sengoku

・Música Indígena Japonesa (Ainu)

・Música do Reino de Ryūkyū (Okinawa)

🎶 Apresentação musical ao vivo dos instrumentos medievais Tenpuku e Hitoyogiri

Aula 03 ~ Idade Moderna e Período Meiji

・Música de Câmara: Shamisen, Koto, Shakuhachi (Jiuta, Sōkyoku, Honkyoku, Nagauta);

・Kabuki; Bunraku

・Revolução Meiji e a introdução da música ocidental no Japão

・Educação das crianças por meio da música: Shōka e Dōyō

🎶 Apresentação ao vivo de Shakuhachi

Aula 04 ~ Período Meiji, Música do Século XX e o Panorama atual

・Música Japonesa fora do Japão: a imigração japonesa e outros processos

・Era Taisho e Showa: A Música Moderna dos Instrumentos Tradicionais

・Música Folclórica Japonesa Min’yō

・Música Contemporânea Japonesa

・Grupos de Taiko

・A música na Família Imperial Japonesa

🎶 Apresentação musical ao vivo de Shakuhachi, Shamisen, Taiko e Min’yō (com participação de Mary Nishimura)

Obs.: Em todas as aulas serão utilizados vídeos para auxiliar na apresentação do conteúdo. Nas aulas a respeito da música do shakuhachi, shamisen e minyō haverá apresentação ao vivo com tais instrumentos.

________________________________________________________________________________________________

Sobre o palestrante: Rafael Hiroshi Fuchigami

Doutor (PhD) em Música pela Universidade de Música de Tokyo e Pesquisador no Instituto de Etnomusicologia da mesma universidade. Recebeu orientações de shakuhachi dos professores Kaoru Kakizakai e Kuniyoshi Sugawara. Músico tocador de shakuhachi profissional, membro da Pro Musica Nipponia (Nihon Ongaku Shudan). Professor licenciado (Shihan) pelo The International Shakuhachi Kenshu-kan. Membro da JSPN (Japan Shakuhachi Professional-player Network).

Bacharel em Música (Flauta Transversal) e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, como bolsista da FAPESP. O tema de sua dissertação de mestrado foi "Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil". Em 2013, Fuchigami atuou como solista na estreia mundial da obra "Musashi - Poema Sinfônico para Shakuhachi e Orquestra”, com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP. No mesmo ano, estudou shakuhachi por 6 meses no Japão no The International Shakuhachi Kenshu-kan (KSK) e no Sugawara Hogaku Kenkyushitsu, com financiamento da FAPESP.

A partir de 2015, Fuchigami realiza seus estudos e pesquisa em Tokyo como Bolsista da Nippon Foundation por um período de 5 anos. Em 2016 ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Música de Tokyo, onde desenvolveu a pesquisa de Doutorado "A construção de japonesidades no processo de aprendizado do shakuhachi no Brasil". Em 2018 foi aprovado na audição da Nihon Ongaku Shudan (a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão) e se tornou membro oficial do grupo. Em 2019 recebe o título de Shihan (professor) de Shakuhachi pelo KSK.

Realizou concerto de shakuhachi no Brasil, Argentina e Japão (Tokyo, Kagoshima, Kumamoto, Hokkaido, Hamamatsu, Mie, Nagano, etc.). Em seu repertório constam peças antigas (Koten Honkyoku), Música de Câmara Tradicional (Sokyoku e Jiuta), Música Moderna Japonesa, Música Contemporânea Japonesa, bem como música clássica, temas de filmes e animês e música brasileira.Tem como objetivo pessoal a preservação da cultura tradicional dos seus antepassados e a difusão do shakuhachi para o maior número de pessoas.

• • •

QUANTO? R$180 

COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).

CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.

Compartilhe este evento

bottom of page