top of page

qua., 01 de mar.

|

Palestra gratuita online

História da Ásia através de Personagens

A aula apresentará um panorama histórico da China, Índia, Coreias, Japão e suas relações com outras regiões asiáticas. A narrativa histórica nas exposições buscará analisar os principais personagens, eventos, obras e influências que foram determinantes na Ásia, desde os primeiros indícios materiais

O registro está fechado
Ver outros eventos
História da Ásia através de Personagens
História da Ásia através de Personagens

Horário e local

01 de mar. de 2023, 19:00 – 20:40

Palestra gratuita online

Guests

Sobre o evento

A aula apresentará um panorama histórico da China, Índia, Coreias, Japão e suas relações com outras regiões asiáticas. A narrativa histórica nas exposições buscará analisar os principais personagens, eventos, obras e influências que foram determinantes na Ásia, desde os primeiros indícios materiais e referências mitológicas até o presente contexto global. 

A ascensão das economias chinesa e indiana, coreana e japonesa, e o dinamismo das regiões intermédias do sudeste, sul e sudeste asiático sublinha a importância da compreensão histórica dessa parte do mundo. O curso, assim, almeja oferecer uma compreensão abrangente sobre regiões pouco examinadas nos debates e meios acadêmicos.

Como referência teórica e metodológica, a apresentação terá como base uma abordagem histórica e internacionalista, a enfatizar as relações, trocas e influências mútuas que se deram nas rotas comerciais marítimas e terrestres, sem deixar de analisar o dinamismo histórico na formação social e cultural envolvidas no processo, além do papel do Estado e da sociedade, aproximando-se do conceito pluralista das relações internacionais. 

Como marco teórico, a obra da escola britânica sobre a sociedade internacional (BULL, 2002) e dos conceitos de hibridismo cultural e sincretismo, embora não esvaziados das relações de dominação como defendeu Homi K. Bhabha (1994), constitui como fundamento das exposições. Por último, consideramos como fundamental o conceito do discurso orientalista, conforme a obra de Edward Said (1990) e de como as narrativas acerca do oriente prejudicaram os estudos no campo asiático desde o século 19.

Ementa:  

 

Os primeiros reinos e rotas. Os reinos chineses e indianos. A ascensão da dinastia Tang (618 - 906) e dos Máurias (322 a. C. - 184) e as escolas budistas de Gandara. O hindu-budismo pelas rotas. O império Khmer (802 - 1431) e de Srivijaya (671–1288). O comércio do Oceano Índico. A chegada do Islã. Os mongóis. A China das dinastias Yuan (1279 – 1368) e Ming (1368 – 1644). Japão Tokugawa (1603 – 1867). Coreia Joseon (1392 – 1897). O imperialismo europeu no século 19. Reino de Sião. As resistências asiáticas. Os franceses e os vietnamitas.

Personagens históricos: 

Ibn Battuta (1304 - 77); 

Abraham Bin Yiju (século 12); 

Araniko (1245–1306); 

Garcia de Orta (1501 - 68); 

Malik Ambar (1549 - 1626); 

Gulbadan de Isfahan (século 17); 

Jamal al-Din al-Afghani (1839 – 1897);

 Lu Xun (1881 – 1936).

Quem é?

Emiliano Unzer

Professor Associado de História da Ásia na Ufes. Possui doutorado em História Social pela USP (2007), mestre em Postcolonal Politics pela Universidade de Gales - Aberystwyth, Reino Unido (2002) e graduado em Relações Internacionais pela UnB (2000). 

Possui vários artigos e livros publicados em história asiática como “História do Japão: uma introdução”, “História da Índia”, “A Montanha e o Urso: uma história da Coreia” e “História da Ásia”.

COMO? No dia da Palestra você receberá um link para acessar o encontro pelo ZOOM ou para assistir na live do youtube. 

O evento NÃO confere certificado. 

Ingressos

  • Online grátis - link do zoom

    R$ 0,00
    Esgotado

Esse evento está esgotado.

Compartilhe este evento

bottom of page