Fotografia japonesa do pós-guerra: escrevendo identidades pela luz
sex., 06 de mai.
|Minicurso em 4 Encontros +ebook
Neste minicurso abordaremos os percursos tomados pela Fotografia japonesa do pós-guerra, do realismo fotográfico à virada subjetiva do olhar, e como esses movimentos ajudaram a definir a própria noção de identidade, ou identidades do Japão moderno.
Horário e local
06 de mai. de 2022, 19:00 BRT – 27 de mai. de 2022, 19:00 BRT
Minicurso em 4 Encontros +ebook
Guests
Sobre o evento
EMENTA:
AULA 1 – O pós-guerra imediato, fotografia e censura (1945-1952)
A Rendição do Japão: o general MacArthur e o Imperador Shôwa. A Era da Confusão: Artes Visuais, Censura e Autocensura durante a Ocupação dos Aliados. O discurso fundador e os corpos de memória. Representações imagéticas imediatas de Hiroshima e Nagasaki pós-bombas: Yosuke Yamahata, Hiroshi Hamaya, Eiichi Matsumoto e Tadahiko Hayashi.
AULA 2 – A emergência do realismo fotográfico
O Realismo Fotográfico (1950-54). Debates sobre o realismo nas revistas fotográficas. O realismo entre a estética e a política. Fotografia de populações marginais. Ken Domon e a destruição nuclear em Hiroshima. Ken Domon e o Budismo em Koji junrei (Peregrinação pelos templos antigos). Ken Domon, Kimura Ihei e a reconstrução da identidade japonesa entre ruas, escombros e templos.
AULA 3 – A fotografia subjetiva e a virada do olhar
A chegada da Fotografia Subjetiva no Japão. Grupo VIVO (1959-1961). A estética performática e teatral de Eikoh Hosoe em Barakei (1961-62) e Kamaitachi (1965-68). O impacto das documentações subjetivas de Shomei Tomatsu nas séries Nagasaki 11:02 (1961), Chewing Gum and Chocolate e Nippon (1967) e de Kikuji Kawada em O Mapa(1960-65). O surgimento e os efeitos da revista Provoke (1968-69) na fotografia japonesa do pós-guerra.
AULA 4 – A fotografia entre a identidade e a intimidade
A consolidação de Daido Moriyama como fotógrafo do pós-guerra. Análise de suas principais séries fotográficas, como Japan: A Photo Theater(1968) e Shashin yo Sayonara (1972). Apropriações de imagens em Daido Moriyama e suas inovações para a fotografia japonesa. Miyako Ishiuchi e o registro do pessoal e do político em Yokosuka Story (1977), Apartment (1978) e Endless Night (1979). A documentação da intimidade e o embate entre público e privado nos trabalhos de Nobuyoshi Araki e Masahisa Fukase.
=> EBOOK: O minicurso acompanha uma apostila em fomato ebook feito especialmente para o evento.
QUEM?
Richard Gonçalves André é doutor em História pela UNESP e pós-doutor pela USP. Professor adjunto dos programas de graduação e pós-graduação em História Social da UEL. Responsável pela revista Prajna: Revista de Culturas Orientais e coordenador da LAPECO - Laboratório de Pesquisa sobre Culturas Orientais.
Lucas Gibson é artista, professor e pesquisador de fotografia atuante na cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ/UCAM. Pesquisador do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA) da USP/Unifesp e da Coordenadoria de Assuntos da Ásia (CEÁSIA) da UFPE. De 2014 a 2015, estudou língua, literatura, lei e cultura japonesa na Universidade de Osaka, Japão.
QUANDO? Dia 06, 13, 20 e 27/05 das 19 às 20h30 (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 7 dias; (o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).
QUANTO? R$160 pelas 4 palestras+certificado
COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails). As palestras ficarão gravadas e disponíveis por 1 semana após cada apresentação ao vivo. Você receberá o link para acesso no dia seguinte.
CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.
Ingressos
Minicurso em 4 encontros
R$ 160,00Esgotado
Esse evento está esgotado.