top of page

qui., 25 de nov.

|

Roda de conversa com Henrique Komatsu

(EVENTO GRATUITO) - Roda de conversa com o escritor Henrique Komatsu

Roda de conversa com o escritor Henrique Komatsu, finalista do prêmio Jabuti 2020 com o livro OTOTO. Este evento é exclusivo para os ALUNOS de idiomas e para as pessoas que participaram de nossos MINICURSOS. Os inscritos receberão um conto do livro para ser discutido.

O registro está fechado
Ver outros eventos
(EVENTO GRATUITO) - Roda de conversa com o escritor Henrique Komatsu
(EVENTO GRATUITO) - Roda de conversa com o escritor Henrique Komatsu

Horário e local

25 de nov. de 2021, 19:00 – 20:00

Roda de conversa com Henrique Komatsu

Guests

Sobre o evento

Neste encontro, os professores Lina Saheki (diretora do Centro Ásia e pesquisadora de Estética Japonesa) e Ryanddre Sampaio (doutorando em Antropologia Cultural pela UFRJ)  irão conduzir a roda de conversa com o escritor Henrique Komatsu, finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria CONTOS com o livro OTOTO. Os inscritos receberão, COM EXCLUSIVIDADE um conto do livro para leitura e discussão. 

SOBRE O LIVRO

SINOPSE

Então o silêncio que, por tantos anos, me causou estranheza ante meu pai, o silêncio que era apenas de meu pai e o tornava um estranho para mim tornou-se-me familiar. O silêncio ao qual eu passara minha vida inteira apenas reagindo, sem entendê-lo, era a minha história, era a história daquela família que após quarenta anos voltava a se comunicar silenciosamente. O silêncio era uma tradição da qual eu não havia me dado conta. Uma tradição tão forte que atravessara hemisférios, atravessara gerações e ainda se mantinha. Vendo-os, senti que nossos silêncios não eram silêncios de montanhas isoladas. Era a quietude de uma cordilheira, de uma espinhaço.

Título: OTOTO - 1ªED.(2019)  

Autor: Henrique Komatsu

Editora: Confraria do Vento

isbn: 9788555320743    

segmento específico: CONTO BRASILEIRO    

páginas: 196    

Você pode adquirir o livro pelos seguintes sites:

CONFRARIA DO VENTO - https://www.confrariadovento.com/editora/catalogo/item/216-ototo.html

AMAZON - https://www.amazon.com.br/Ototo-Henrique-Komatsu/dp/8555320747/ref=sr_1_1?qid=1636591835&refinements=p_lbr_books_authors_browse-bin%3AHenrique+Komatsu&s=books&sr=1-1

**************************************************************************************

TRECHOS RETIRADOS DA ENTREVISTA - https://contaumahistoria.com.br/2021/01/ototo/

Henrique Komatsu explica que “Ototo” não são contos autobiográficos exatamente, mas textos que partem de experiências pessoais. Acho que dá para dizer que os textos têm algo de memórias. Explica ainda sobre o silêncio citado no livro: 

“Sou filho de um pai japonês e uma mãe que, embora nascida no Brasil, é filha de dois imigrantes japoneses. Meus avós maternos vieram numa das primeiras levas da migração japonesa para o Brasil (em navio). Meu pai veio numa das últimas levas desse movimento migratório (já de avião comercial).

Há muitas histórias familiares não contadas ou contadas apenas parcialmente… narrativas que foram padronizadas ao longo do tempo e sobre as quais não se tem outras perspectivas além daquela canonizada pelos concílios familiares. Não acho que isso seja característico apenas das famílias japonesas.

Mas há um silêncio que é característico da cultura japonesa e que amplifica essas lacunas narrativas. Um silêncio que nós, no Brasil, tendemos a interpretar como vergonha, desconforto, tristeza ou orgulho, desdém, levando a suposições, muitas vezes, equivocadas. Como descendente de uma tradição silenciosa, mas nascido e criado num país em que o silêncio é interpretado de maneira radicalmente diferente, houve uma certa dificuldade em entender minha própria família e meu próprio país.

O livro, em seus doze contos, versa sobre a busca em compreender essa contradição de significações do silêncio que foi trazida por diversas gerações do outro lado do mundo.

TRECHOS RETIRADOS  DO LIVRO

“Agora, sempre tive a impressão de que meu pai nunca deixou o Japão; suspeito que ele nunca desembarcou em solo brasileiro. Não. Ele trouxe consigo, debaixo de seus pés, o país de origem, com idioma, costumes e um habitante. Onde quer que ele fosse, levava consigo esse pedaço da ilha oriental, essa nação somente por ele habitada."

“Nessa pequena versão do Japão trazida por meu pai, nessa ilha com um único japonês, com uma cultura própria, com um idioma, eu nasci”.

QUEM É Henrique Komatsu? 

Henrique Komatsu nasceu em Pereira Barreto/SP. Formou-se em Filosofia pela UFPR e em Direito pela UFMS. Lançou seu primeiro livro “A Igreja de Pedra” no último ano da faculdade de filosofia. Após a graduação em filosofia trabalhou como cozinheiro num navio de cruzeiros por cerca de um ano. No retorno ao Brasil, em 2006, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde escreveu e publicou o livro de contos “Cidade Dormitório”.

 Em 2008 mudou-se para o Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2017 publicou pela editora Confraria do Vento o livro infantil “A Menina que viu Deus” (http://www.confrariadovento.com/editora/catalogo/item/167-a-menina-que-viu-deus.html) e, em 2019, o livro de contos “Ototo”, finalista do Prêmio Jabuti, na categoria contos, em 2020. Em 2019 teve o ensaio “Dead Time” (Tempo Morto, traduzido por Catherine V. Howard) publicado na revista “Manoa” da Universidade do Havaí/EUA em volume dedicado à literatura brasileira contemporânea ( https://uhpress.hawaii.edu/becoming-brazil/ ) e realizou uma residência literária em Rianxo/Espanha a convite da Editora Axóuxere e da Deputação da Corunha, ocasião em que ministrou curso sobre escrita na biblioteca municipal de Rianxo ( https://vimeo.com/377769458 ) e apresentou uma “aula aberta” sobre literatura brasileira à comunidade acadêmica da Universidade de Santiago de Compostela (USC) ( https://brasilgaliza.wixsite.com/brasilgaliza/copia-aulas-abertas ). Ao retornar da residência literária, exibiu no SESC/MS o documentário galego “Porta Para o Exterior”, de Ramon Pichel e Sabela Fernandes sobre a língua galega e sua estreita relação com o Português. Na ocasião houve debate sobre o tema da identidade com a psicanalista Tatiana Siqueira Ribeiro. No ano de 2020 teve o conto “Reflexos” publicado na Revista Literária Mathilda (editada por Alexandre França e Iamni Reche Bezerra) e foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro de contos “Ototo” (Confraria do Vento), que trata do silêncio no seio familiar.

***************************************************************************************

QUEM PODE PARTICIPAR?

Este evento é exclusivo para aqueles que participaram dos nossos MINICURSOS e para os alunos de IDIOMAS. Não se esqueça de indicar na ficha de INSCRIÇÃO os nomes dos MINICURSOS realizados ou do seu curso de idiomas. 

COMO VAI SER?

O ideal é que os participantes já tenham lido o CONTO que será enviado previamente (e que foi gentilmente cedido pelo escritor EXCLUSIVAMENTE para o nosso encontro), mas se não conseguirem, não há problemas - pode ser interessante para conhecer um pouco mais do trabalho do autor. 

NÃO HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO DO EVENTO. 

Ingressos

  • PEDIDO DE INSCRIÇÃO

    R$ 0,00
    Esgotado

Esse evento está esgotado.

Compartilhe este evento

bottom of page