Entendendo a Coréia através dos K-dramas
qui., 19 de jan.
|2 encontros e cartilha
O minicurso visa observar como tais produções podem ser referências na hora de compreender a realidade e a construção da identidade coreana. Além disso, o objetivo deste projeto é dar uma introdução ao estilo de linguagem, bem como às principais características, deste produto da Onda Coreana.
Horário e local
19 de jan. de 2023, 19:00 – 26 de jan. de 2023, 19:00
2 encontros e cartilha
Guests
Sobre o evento
Um dos nossos próximos minicursos é para os dorameiros de plantão!
Mariana Pacheco, pesquisadora sobre a Onda Pop Coreana e Doutoranda pela PUC-SP, vai trazer em suas aulas um pouco mais sobre a história dos K-dramas e como essas séries podem nos apresentar detalhes únicos da cultura da Coreia do Sul. Em uma apresentação descontraída, falando dos principais doramas de sucesso e que conquistaram o coração de um grande público – como Round 6, Vincenzo, Hwarang, Goblin, Pousando no Amor, e muito mais – os participantes terão a chance de conhecer mais sobre sua produção favorita, além de descobrir características presentes em cena que nos apresentam a identidade coreana.
Serão abordados:
Na primeira aula – a trajetória dos K-dramas, da Ásia para o mundo, e o alcance do sucesso pelas plataformas de streaming (Viki, Netflix e outros).
Na segunda aula – Discussão sobre os doramas de diferentes gêneros e a representação da Coreia do Sul nas telas.
O curso acontecerá totalmente online, via Zoom, e inclui o certificado digital e acesso à gravação após o término das aulas.
CONTEÚDO:
O minicurso visa observar como tais produções podem ser referências na hora de compreender a realidade e a construção da identidade coreana. Além disso, o objetivo deste projeto é dar uma introdução ao estilo de linguagem, bem como às principais características, deste produto da Onda Coreana.
Serão vistos, dentro do minicurso as seguintes séries:
- Whats is Love? – 1991
- Winter’s Sonata – 2003
- Boys Over Flowers – 2009
- Descendents of the Sun – 2016
- Goblin – 2016
- Hwarang - 206
- Pousando no Amor – 2019
- Vincenzo - 2021
- Round 6 – 2021
Algumas bibliografias:
CARVALHO, Fernanda Vieira. Hallyu: A Cultura como Mecanismo de Soft-Power Sul-Coreano. P.10-21. Estado e sociedade frente às questões. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: <https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/24452>.Acesso em 5 setembro 2021.
HUAT, Chua Beng; IWABUCHI, Koichi. East Asian Pop Culture Analysing the Korean Wave. Hong Kong University Press, 2008. Disponível em:<http://www.hkupress.org>. Acesso em 16 novembro 2021.
KUWAHARA, Yasue. The Korean Wave. Palgrave Macmillan, Ney Work, 2014.
MEIMARIDIS, M., MAZUR, D., & RIOS, D. (2021). De São Paulo a Seúl: las estrategias de Netflix en los mercados periféricos. Comunicación Y Sociedad, 1–26. Disponível em:<https://doi.org/10.32870/cys.v2021.8038>. Acesso em 3 setembro 2021.
QUEM É?
Apresentação de Mariana Pacheco
Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP.
Sempre apaixonada por pesquisa desde o começo da minha trajetória acadêmica, a curiosidade me atiçou a descobrir a Ásia nestes dois últimos anos. E, em especial, a Coreia do Sul me conquistou através das séries, e desde então meus projetos se voltarão para o extremo-oriente.
Atualmente, no meu curso de doutorado, me dedico a pesquisar a reconstrução da identidade da Coreia do Sul para o mundo através da Onda Pop Coreana, ou simplesmente Hallyu, além de estudar a representação das mulheres coreanas nos K-dramas históricos.
E assim, a cada artigo escrito e publicado e participação em congressos e eventos, descubro um ponto novo sobre este país, além de analisar como a aproximação com esta cultura envolve o público e futuros fãs.
Ingressos
2 palestras + cartilha
R$ 80,00Esgotado
Esse evento está esgotado.