sáb., 24 de ago.
|Apuã Agroecológico
DIA DO JIZO: Espíritos da floresta e conexão BRASIL JAPÃO
Nessa Experiência você vai conhecer um plantio agroecológico de erva mate, sob a sombra das araucárias, degustar produtos à base do mate e conhecer um pouco mais da floresta e da religiosidade popular japonesa. Ao final, vai fazer seu próprio amuleto de Jizo.
Horário e local
24 de ago. de 2024, 09:30 – 11:30
Apuã Agroecológico, Campina Grande do Sul
Guests
Sobre o evento
Este evento pode servir como um belo exemplo de intercâmbio cultural, mostrando como diferentes tradições culturais e religiosas promovem os laços comunitários e a consciência ambiental.
ROTEIRO
1. ERVA MATE E FLORESTA
Início com uma introdução sobre a erva-mate, sua importância cultural e medicinal. Nesse bate-papo os participantes irão aprender sobre a importância da conservação da floresta e como a erva-mate contribui para a biodiversidade. Roda de conversa com o ervateiro Gabriel Bolzani.
2. DA FLORESTA PARA A CUIA
Vamos aprender aqui como se dá o processamento do mate agroecológico e presenciar aqui algumas de suas etapas.
3. SESSÃO DE PREPARO E DEGUSTAÇÃO DE DIVERSAS FORMAS DE PREPARO DO MATE
Com formas diferentes de infusões, o mate pode ser apreciado com sabores e aromas novos e surpreendentes.
4. CAMINHADA EM SILÊNCIO E TRILHA EDUCATIVA
Trilha Educativa: Caminhada guiada pela floresta, com paradas em pontos específicos. Cada parada inclui explicações sobre a flora local e experiências sensoriais.
5. NA CLAREIRA
- Bate papo com a mediadora Lina Saheki. Vamos falar sobre lendas, matas e tempo, envolvendo culturas ancestras daqui e de lá;
- Oficina de desenho fácil para a criação do amuleto do Jizo
A Fazenda
Localizada em Campina Grande do Sul _junto à Serra do Mar, a APUÃ AGROECOLÓGICA _é uma propriedade privada dedicada ao cultivo desta incrível espécie vegetal que convive harmonicamente com o bosque de araucárias que circunda integra a propriedade. A erva-mate é uma árvore nativa da América do Sul e pode atingir 12 a 16 metros de altura na natureza. Aliás, a escolha do cultivo do mate se deu justamente como uma tentativa de produção que convivesse harmonicamente com o bosque.
Degustação
O consumo da erva-meta remonta tradições dos indígenas guaranis, sendo considerara por eles um presente dos deuses. Atualmente, o consumo da erva faz parte da cultura e da economia do Paraguai, do Brasil, do Uruguai e da Argentina, e também vem sendo explorada por grandes marcas no mercado internacional. As folhas são processadas e então usadas para fazer tipos variados de infusões, que contêm tanta cafeína quanto o café e antioxidantes.
A maneira tradicional de se consumir o mate, em um tipo de cerimônia do chá sul-americana, implica no compartilhamento e na socialização, e vamos aproveitar este momento para provar um bolo feito com a erva.
Junte-se a Nós!
OBSERVAÇÃO:
* Número máximo de participantes: 15 pessoas.
・ O transporte Curitiba - Campina Grande do Sul não está incluso, mas incentivaremos a carona solidária com sugestão de colaboração de R$ 25,00 ou R$ 30,00 por pessoa (dependendo do numero de pessoas) como auxílio para o combustível. do motorista.