top of page

seg., 13 de mai.

|

COREIA - 3 ENCONTROS E EBOOK

COREIA: HISTÓRIA E CULTURA

A Coreia por séculos foi injustamente relegada a um mero apêndice histórico no leste asiático, entre a China e o Japão. Contudo, nesse encontro, buscaremos reverter isso e singularizar essa nação que apresentou um dinamismo histórico próprio, decorrente de sua localização.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
COREIA: HISTÓRIA E CULTURA
COREIA: HISTÓRIA E CULTURA

Horário e local

13 de mai. de 2024, 20:00 – 27 de mai. de 2024, 20:00

COREIA - 3 ENCONTROS E EBOOK

Guests

Sobre o evento

Aula 1 - Das origens do Gojoseon até a invasão dos mongóis (primeiro milênio AEC - século 13)

A Coreia por séculos foi injustamente relegada a um mero apêndice histórico no leste asiático, entre a China e o Japão. Contudo, nesse encontro, buscaremos reverter isso e singularizar essa nação que apresentou um dinamismo histórico próprio, decorrente de sua localização. Os três reinos de Silla, Baekje e Gogoryeo manifestaram sua identidade e cultura singular, diante das investidas dos chineses como na Batalha de Salsu (612). Com a posterior unificação em torno do reino de Silla, a Coreia assimilará os valores confucionistas e budistas com elementos de sua cultura. As invasões dos mongóis no século 13 irá conferir outro dinamismo histórico na península.

-

Aula 2 - Da Guerra Imjin ao declínio da dinastia Joseon (século 16 a meados do século 19)

Após as invasões dos mongóis, no século 13, os japoneses empreenderam sob Hideyoshi as ofensivas da Guerra Imjin (1592 – 98) que seriam sucedidos pelos manchus (1636). Essa conjuntura fez com que a dinastia coreana de Joseon adotasse uma política de cautela e contatos controlados com os outros reinos asiáticos até os eventos em fins do século 19. Nesse sentido, cabe-nos refletir nesse encontro como a Coreia se consolidou e adaptou frente às mudanças históricas no leste asiático.

-

Aula 3 - Do colonialismo japonês à fratura das duas Coreias e além (fins do século 19 ao século 21) 

Nesse último encontro, refletiremos sobre como a crescente presença dos japoneses e russos que começam a romper a tradicional relação que a corte coreana tinha com os chineses. Em fins do século 19, depois do Tratado de Kanghwa (1876) e do assassinato da rainha Min (1895) pelos japoneses, a Coreia passou cada vez mais à condição de disputa entre a China, Japão e Rússia. A vitória japonesa contra a esquadra russa em 1905 e o colapso do regime imperial chinês, resultará em novo quadro de dominação sobre a Coreia. Depois dos duros anos da administração japonesa, a Coreia ganhou ares de esperança e novos horizontes após 1945, para depois se ver frente aos traumas da fratura da península após a Guerra da Coreia (1950 – 53). Desde então, os dois governos coreanos tomaram rumos diferentes, com o espetacular crescimento da Coreia do Sul e com o desalento trágico do regime ao norte do paralelo 38.

-

Leituras e fontes:

UNZER, Emiliano. História da Ásia. Amazon, 2020.

UNZER, Emiliano. A Montanha e o Urso: uma história da Coreia. Amazon, 2019.

PARK, Eugene Y. Korea: a history. Stanford University, 2022.

CHA, Victor & PARDO, Ramon. Korea: a new history of South & North. Yale University, 2023.

HWANG, Kyung Moon. A History of Korea. Red Globe, 2016.

SETH, Michael J. A History of Korea: From Antiquity to the Present. Rowman & Littlefield, 2010.

CUMINGS, Bruce. North Korea: another country. New Press, 2004.

CUMINGS, Bruce. The Korean War: a history. Modern Library, 2011.

AKITA, George & PALMER, Brandon. The Japanese Colonial Legacy in Korea, 1910–1945: A New Perspective. Merwin Asia, 2015.

MERRILL, John. Korea: The Peninsular Origins of the War. UNKNO, 1989.

_______________________________________________________

QUEM? 

Emiliano Unzer é um dos principais autores brasileiros sobre História da Ásia. Graduado em Relações Internacionais pela UnB (Universidade de Brasília) (2000), tem mestrado (MscEcon) em Postcolonial Politics – Universidade de Gales – Aberystwyth, Reino Unido (2002) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado no Departamento de Historia da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes).

 

QUANDO? Em maio das 20h-22h.  (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 7 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).

QUANTO? R$120 pelos TRÊS encontros + apostila em formato ebook  + certificado

COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).

CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.

Compartilhe este evento

bottom of page