ARTESANATO JAPONÊS: objetos de poder e suas histórias locais
sex., 28 de abr.
|2 encontros
Neste curso os professores Lina Saheki e Rodrigo Apolloni irão abordar um pouco da rica história representada pelo artesanato folclórico japonês. Os professores - colecionadores de kokeshis e artesanato folk japonês - irão falar sobre personagens e estórias deliciosas das comunidades locais.
Horário e local
28 de abr. de 2023, 19:00 – 05 de mai. de 2023, 19:00
2 encontros
Guests
Sobre o evento
Histórias e estórias do folclore japonês
Neste curso os professores Lina Saheki e Rodrigo Apolloni irão abordar um pouco da rica história representada pelo artesanato folclórico japonês. Os professores - colecionadores de kokeshis e artesanato folk japonês - através de objetos de sua coleção particular irão falar sobre lendas, personagens, mitos e alguns episódios da história recente japonesa que deixou marcas e testemunhas através de objetos do cotidiano.
O interessante deste curso é que, longe da narrativa de grandes episodios históricos já abordados em livros, falaremos sobre as estórias que permeiam o imaginário popular, e que revelam as identidades locais.
Passaremos por uma lenda Ainu sobre os seres diminutos "koropokkuru" até uma crença popular de Okinawa.
Isso tudo, passando ainda por características dos brinquedos japoneses, premio Ignóbil, primeira Imperatriz japonesa, Segunda Guerra Mundial, etc
Se você gosta de histórias e artesanato populares - não perca o curso!
Para os participantes do minicurso, os professores irão compartilhar pdfs de diversos livros de xilogravura japoneses que retratam brinquedos tradicionais.
QUEM?
Lina Saheki, diretora do Centro Ásia, professora de japonês e colecionadora de artesanato folclórico japonês
Rodrigo Wolff Apolloni - doutor em Sociologia, mestre em Ciência da Religião e professor de Tai Chi Chuan do Centro Ásia.
Os professores Lina Saheki e Rodrigo W Apolloni são colecionadores de kokeshis e artesanato popular japonês, tendo mais de 200 peças em seu acervo particular. Também são responsáveis pela página @casadojizo, onde divulgam o trabalho conjunto de produção de peças com madeira nobre brasileira (de demolição ou recolhidas de forma sustentável em suas caminhadas) inspiradas no artesanato japonês.
QUANDO?
Das 19h às 20h30 - 28 de abril e 05 de maio - sextas feiras - (As aulas ficarão gravadas por 10 dias e disponíveis nesse período).
INVESTIMENTO:
80 reais - O curso terá CERTIFICADO DIGITAL