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qui., 04 de ago.

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Três encontros online

Arte entre-olhares: Japão e Ocidente por Michiko Okano

O minicurso tem como objetivo refletir sobre a imagem do Japão no Ocidente. Como o Japão se mostrou aos países da cultura ocidental e qual foi imagem nipônica por eles criada? Nesse aspecto, o papel desempenhado pela arte torna-se primordial para a construção de um Japão imaginário no Ocidente.

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Arte entre-olhares: Japão e Ocidente por Michiko Okano
Arte entre-olhares: Japão e Ocidente por Michiko Okano

Horário e local

04 de ago. de 2022, 19:00 – 18 de ago. de 2022, 19:00

Três encontros online

Guests

Sobre o evento

Arte entre-olhares: Japão e Ocidente

O mini curso tem como objetivo refletir sobre a imagem do Japão no Ocidente em seus contatos com a alteridade europeia e estadunidense, desde o século XVI, com os portugueses. Como o Japão se mostrou aos países da cultura ocidental e qual foi imagem nipônica por eles criada? Nesse aspecto, o papel desempenhado pela arte torna-se primordial para a construção de um Japão imaginário no Ocidente. As imagens artísticas ocultam significados e anseios políticos de um povo e têm o poder de transmiti-las por gerações, tornando-se memórias históricas e mostram os olhares desenvolvidos sobre a alteridade.

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Aula 1

A imagem do Japão na Europa e a arte do primeiro contato ocidental

O Japão foi introduzido ao Ocidente como Zipangu, The Land of Gold (Terra do Ouro) através da literatura do mercador veneziano Marco Polo no seu livro “A viagem de Marco Polo”, no século XIV, embora ele nunca tivesse viajado ao Japão. Dois séculos mais tarde, os portugueses chegaram ao Japão, e os relatos reais dos jesuítas foram transmitidos à Europa, bem como as obras artísticas nipônicas.

O Japão era conhecido artisticamente, na época, pelos objetos de charão (laca), e por esse motivo, as obras Namban - produzidas no contato com os portugueses - trazem muitas peças com essa técnica, na sua maioria, encomendadas pelos mercadores portugueses e espanhóis. Houve também a criação livremente realizada pelos artistas japoneses, como podemos observar nos biombos, dessa vez, a imagem dos ocidentais retratada pelos nipônicos.

Aula 2

As brechas da relação Japão-Holanda na época do isolamento sakoku e o Japonismo

O Japão passou por momento de isolamento (sakoku), fechando os seus portos às nações estrangeiras, de 1639 até meados do século XIX. Era permitido apenas aos holandeses a entrada ao Japão, limitados a uma pequena ilha ao sul do país, denominado Dejima. No entanto, veremos que o isolamento nunca é total, sempre há brechas. Tais possibilidades permitiram a entrada de objetos artísticos ocidentais, que passaram para as mãos de japoneses, por exemplo, de Hokusai. Que técnicas foram transmitidas nessas brechas? Como os japoneses retrataram os ocidentais? Veremos que o Japonismo, movimento criado no final do século XIX, não foi algo tão autenticamente japonês.

Aula 3

A participação japonesa nas Exposições Universais como estratégia política

O Japão começa a participar das Exposições Universais a partir de 1862, embora e curiosamente de modo não oficial, por uma iniciativa do diplomata britânico Rutherford Alcock, que mostrou a sua coleção particular de quando morou no Japão. Após essa data, o governo japonês comparece às mostras, com estratégias políticas, que veremos no curso. O que significou para o Japão as participações nas Exposições Universais? Como foram selecionadas as obras japonesas? O que eles queriam mostrar ao Ocidente? A questão do exotismo se vê presente nas Exposições Universais?

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QUEM?  A professora Michiko Okano é conhecida no Brasil como uma das maiores autoridades na área de estética japonesa, tendo publicado vários ensaios sobre o tema, inclusive o livro MA: ENTRE-ESPAÇO DA ARTE E COMUNICAÇAO NO JAPAO, considerado referência no tema. Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora colaboradora na pós-graduação da USP, professora do programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo e prof, adjunto 3  da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: arte japonesa, arte, cultura japonesa, arte nipo-brasileira e estudos japoneses.

QUANDO? Dia 04, 11 e 18 de agosto (quintas-feiras) das 19h às 21h (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 5 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).

QUANTO? R$165 - SE preferir fazer por pix, é so fazer para PIX: contato@centroasia.com.br e mandar o comprovante para o mesmo email com o nome completo. 

COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).

CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.

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