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qui., 13 de jul.

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QUATRO encontros online

Estéticas Japonesas: Diversidades (Edição ampliada)

Ministrado por Michiko Okano - profa. em História da Arte da UNIFESP e da pós graduação da USP em cultura japonesa. Neste curso começaremos pelo texto de Matsuoka Seigo, Ma e Basara para compreendermos que a estética japonesa é diversa e plural. Esse curso de 2023 é a edição ampliada do curso 2021.

Os ingressos não estão à venda
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Estéticas Japonesas: Diversidades (Edição ampliada)
Estéticas Japonesas: Diversidades (Edição ampliada)

Horário e local

13 de jul. de 2023, 19:00 – 03 de ago. de 2023, 19:00

QUATRO encontros online

Guests

Sobre o evento

Estética da bidimensionalidade, da sugestão, da sobreposição, do natural, do lúdico... 

O estudo sobre as Estéticas do Japão vai muito além do que imaginamos. E, neste minicurso você poderá ter um vislumbre desses movimentos na história japonesa e como eles aparecem representados na arte. 

E, quem melhor do que a professora Michiko Okano para nos conduzir neste curso? A professora Okano é professora de História da Arte nos programas de graduação e pós graduação da UNIFESP e também atua como professora convidada nos programas de pós graduação da USP em estudos japoneses. 

Além disso, se você gosta de arte asiática, já deve ter se separado com o livro dela "MA: entre espaço da arte e comunicação no Japão". 

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EMENTA

Ementa específica das aulas “Estéticas Japonesas: diversidades”

1ª aula - Dia 13 de julho

Nesse dia, falaremos sobre a simplicidade, considerada como uma estética caracteristicamente nipônica pelo Ocidente, mas veremos também que o contrário, o ornamental e o decorativo, também fazem parte da cultura japonesa. É importante também compreendermos a questão da incompletude da cultura japonesa, que dialoga com o que se faz presente pela ausência e pela sugestão.

A caligrafia, considerada arte no Japão, apresenta-se igualmente no campo da pintura, não apenas na sua conjunção entre verbo-imagem, mas também pela sua gestualidade presente nas obras do abstracionismo informal.

Outro item a ser investigado é a questão do lúdico que se manifesta na arte japonesa, de um modo muito diferente da cultura brasileira. 

Bibliografia: Ma e Basara. MATSUOKA, Seigow. Texto de apresentação do Catálogo Nipponjin Japonês: o ponto de vista de 23 artistas. realizado no MASP, 1995.

2ª aula - Dia 20 de julho

Esta aula focaliza a questão da sobreposição, da peculiaridade japonesa de embrulhar as coisas, inclusive as mulheres, em forma de quimono, muito diferente da moda europeia que mostrava as curvas do corpo feminino – uma maneira de ocultar o corpo das japonesas. No entanto, existe um refinamento que aparece na minuciosidade das costuras, do tingimento shibori, bem como nos objetos artesanais japoneses como de laca, nos fios de cabelos das mulheres-bonitas das xilogravuras da Era Edo.

A bidimensionalidade, como o exemplo anterior de quimono, é uma das peculiaridades japonesas, em contraponto ao tridimensional – lembrem as roupas modeladas pelos espartilhos e aramados que davam volume à saia – que, na pintura é representada pela técnica de luz e sombra. A perspectiva surge como uma técnica racional, geométrica e matemática de representação do mundo no Ocidente, para trazer profundidade ao desenho. Como as pinturas japonesas, dentro da sua bidimensionalidade, representaram a profundidade?  

Bibliografia: OKAKURA, Kakuzo. A cerimônia do chá. Capítulo “O Aposento da Cerimônia do Chá”. p.67-82.

(texto a ser fornecido)

3ª aula - Dia 27 de julho 

Nesta aula, falaremos sobre a tradicional estética wabi-sabi, muito em voga atualmente no Brasil, que salienta a questão temporal – vestígios do tempo associado aos objetos – e do rústico, da pobreza refinada, da naturalidade das coisas. A questão da efemeridade, como da memória temporal são abordadas, que de certo modo, entrelaçam no universo artístico. 

Veremos também uma estética mais contemporânea, o kawaii, que também se faz presente nas obras de outros períodos antes do universo da cultura pop japonesa, mostrando que o eixo da diacronia se faz presente na história da arte. Kawaii é representada na contemporaneidade por figuras e objetos fofos, bonitinhos, inocentes, delicados, graciosos como Hello Kitty, Pokemon, bebê e meninas de olhos grandes, embora uma velhinha também possa ser considerada kawaii. 

Bibliografia: OKANO, Michiko. A estética Kawaii: origem e diálogo. In: OKANO, M.; ALDROVANDI, C. Anais do Oriente-se Ampliando Fronteiras. São Paulo: Unifesp, 2014. p. 288 - 307.

4ª aula - Dia 03 de agosto

No nosso último dia de aula, falaremos sobre a questão do vazio na arquitetura e arte japonesa, chamada ora de Ma ora de yohaku na imagem visual. Podem ser espacialidades brancas, ou de uma cor de fundo, sem desenhos – espaços de respiro, de suspensão, de contraste com a figura, bem como vazios intervalares, que ressaltam o que está antes e depois, ou ainda, de uma vacuidade, que não é do nada, mas da potencialidade de tudo poder ser.

Falaremos sobre Ma em algumas obras arquitetônicas como as de Ando Tadao e  Kazuyo Sejima; em trabalhos visuais de artistas como Hiroshi Sugimoto e Yoshihiro Suda; em artes performáticas como a de kabuki ou de teatro de Tadashi Suzuki;  na moda, na sua relação entre o corpo e a roupa com Issey Miyake, entre muitos outros casos. 

Bibliografia: OKANO, Michiko. Ma e arte: uma abordagem semiótica e sua internacionalização.

In: AVANCINI, A.; CORDARO, M. H.; OKANO, M. Conceitos estéticos: do espacial ao transtemporal na arte japonesa. São Paulo: Unifesp, 2020. p. 189-206.

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QUEM?  A professora Michiko Okano é conhecida no Brasil como uma das maiores autoridades na área de estética japonesa, tendo publicado vários ensaios sobre o tema, inclusive o livro MA: ENTRE-ESPAÇO DA ARTE E COMUNICAÇAO NO JAPAO, considerado referência no tema. Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora colaboradora na pós-graduação da USP, professora do programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo e prof, adjunto 3 graduação história da arte da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: arte japonesa, arte, cultura japonesa, arte nipo-brasileira e estudos japoneses.

QUANDO? 13, 20 e 27 de julho e 03 de agosto das 19h às 21h.  (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 7 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra).

QUANTO? R$250 pelas QUATRO palestras, + apostila em formato ebook com exemplos de obras representativas de cada movimento estético + certificado

COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).

CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.

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